Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Parque Arqueológico do Solstício é cenário da história de Reino dos Dragões; saiba mais sobre ele


Recém-descobertas, pedras gigantes são tema de estudo no Amapá



O parque na vida real...

Descobertas em 2006, as pedras do Parque Arqueológico do Solstício são cheias de mistério. Os enormes e pesados blocos de granito lascados foram perfuradas e fincados na terra há pelo menos mil anos. Alguns pesam cerca de 4 toneladas – o equivalente a um elefante bem gordo.
Arqueólogos acreditam que essas 147 pedras dispostas em círculo serviam como um observatório astronômico. Dependendo do tamanho e da forma da sombra que estas pedras projetam no chão, os índios da época poderiam calcular que meses do ano são os melhores para plantar, para colher e até para fazer festas.
Dentro e ao redor do círculo de pedras, foram encontrados vários vestígios de que aquele lugar também era usado em celebrações e rituais indígenas.
Mistério no ar
Um fato que intriga os pesquisadores é que não há vestígios de que uma tribo indígena viveu perto dali. Não existem ruínas de ocas, casas, plantações, nada. Então, por que aqueles blocos de pedra foram erguidos no meio do nada? Essa é uma pergunta difícil de responder!
Além disso, os arqueólogos não conseguem entender como um grupo indígena que viveu há milhares de anos conseguiu erguer e fincar pedras tão pesadas na terra. É por isso que o Parque Arqueológico do Solstício é chamado de Stonehenge do Amazonas: parece com o misterioso círculo de pedras gigantes que fica na Inglaterra, e ninguém sabe direito para que serviam.
Esse é um mistério que nem mesmo Amanda, Felipe e todos os guardiões das relíquias da história de Reino dos Dragões conseguirão desvendar!




sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conheça a Eritreia, país da África onde vive o dragão de água Cétus, de Reino dos Dragões


País fica no Chifre da África e tem uma história milenar; saiba mais

Texto: Ludmilla Balduino

eritreia-costa-ilhaPraia de uma das ilhas do Mar Vermelho que pertencem à Eritreia

Se você já leu o capítulo 4 da história da coleção Reino dos Dragões, sabe que o dragão de água Cétus viveu por milênios na costa da Eritreia, um país africano, guardando a pista para uma das sete relíquias mágicas.
Na vida real, a Eritreia é um país que tem uma costa enorme voltada para o Mar Vermelho: são quase mil quilômetros de praias! Em um trecho da costa, arqueólogos descobriram ferramentas de pedra com mais de 125 mil anos, enterradas em corais antigos.
O país tem tantos milênios de história que lá também foram encontrados os restos mais antigos de humanos no mundo. Em 1995, arqueólogos acharam o crânio de um hominídeo com mais de 1 milhão de anos.
Por ter uma costa muito longa, a Eritreia já foi conquistada diversas vezes por sociedades que chegavam por mar. Hoje, a cultura do povo do país tem bastante influência da Itália, já que a região foi dominada pelo país europeu no século 19.

hotel-eritreia-capital-torinoFachada de um dos prédios mais famosos de Asmara, a capital da Eritreia: o Hotel Torino
Até o nome do país tem influência italiana: Mare Erythraeum é o termo em latim para Mar Vermelho. Por ser amplamente banhado pelo Mare Erythraeum, o país passou a se chamar Eritreia em 1890, quando os italianos chegaram (e o latim era a língua deles na época).

eritreia-reino-dos-dragoes-costa-mar1A Eritreia é este pontinho vermelho no mapa do continente africano
Ficha do país:
  • Capital: Asmara
  • Moeda: nakfa
  • População: 5 milhões e 415 mil pessoas
  • Clima: árido tropical
  • Línguas oficiais: tigrina, árabe e inglês
  • Bandeira:

“Hotel Transilvânia” – veja o cartaz exclusivo do filme!


Onde você vai passar as suas próximas férias?
Bom, se você for um monstro ou alguma criatura das trevas, com certeza respondeuHotel Transilvânia! O filme que estreia em 5 de outubro nos cinemas conta a história desse resort superluxuoso de cinco-estrelas, construído especialmente para o descanso de monstros e suas famílias.
O Blog RECREIO Animado conseguiu uma imagem exclusiva do cartaz, inédito aqui no Brasil. Olha só:
No filme “Hotel Transilvânia”, Drácula convida Frankestein e sua noiva, a Múmia, o Homem Invisível, uma família de lobisomens e mais um monte de criaturas estranhas para comemorar o aniversário de 118 anos de sua filha, Mavi.
A festa ia bem no grande hotel luxuoso, até aparecer um rapaz normal que se apaixona pela garota-velha.
Mais:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Coelho: fofo e esperto


Saiba tudo sobre o coelho e conheça seus truques

coelho-getty1Eles são muito velozes!
Coelhos parecem ser frágeis, mas eles sabem se defender muito bem dos seus inimigos.Velozesespertos inteligentes, eles conhecem várias estratégias de sobrevivência. E além disso, são superfofinhos!
Com o tato e o olfato apurados e movimentação rápida, ele percebe logo a presença de predadores e aciona um método quase infalível de defesa: cai fora pulando na mesma hora e se esconde na toca.
Ele mesmo escava sua toca, usando as patas fortes e passa a maior parte do dia lá dentro. Ao anoitecer, protegido pela escuridão, sai em busca de comida.
Na época do Império Romano, os soldados procuravam espantá-los do caminho, porque os cavalos prendias suas patas nos buracos no chão.
Que gula!
Todo mundo sabe que os coelhos são loucos por cenoura. Mas eles também adoramcapimverduras e outros vegetais.
Enfim, o que gostam mesmo é de comer, e quando começam não param mais. Um coelho de cinco quilos, por exemplo, come cerca de 450 gramas de capim por dia. É como se uma criança de 30 quilos devorasse quase três quilos de comida todos os dias!
Vida em família
Quando estão livres na natureza, algumas espécies vivem em grupos que reúnem adultos e filhotes de várias idades diferentes. Aos cinco meses de idade, os jovens coelhos já estão prontos para ter seus próprios bebês e por isso as famílias crescem rapidamente.
Cerca de 30 dias depois do namoro, as fêmeas têm até oito filhotes, que nascem muito pequenos e sem pêlos e não conseguem enxergar. Eles recebem toda a atenção da mãe e ficam na toca, mamando, protegidos em ninhos feitos com capim seco e alguns pêlos que ela perde durante a gravidez.
Logo os pêlos crescem por todo o corpo e os coelhinhos começam a participar das expedições em busca de comida, saltando e correndo. Eles se comunicam e mostram medo ou alegria, por exemplo, movendo os focinhos, saltando e erguendo as orelhas.
Como cuidar do seu coelho de estimação
coelho-getty2Garota faz carinho em seu bichinho durante competição de coelhos na Alemanha
É importante pensar bem antes de levar um para casa como animal de estimação.
Eles são calmos silenciosos, porém fazem bastante sujeira não brincam ou passeiam com o dono.
Além disso, precisam de muito espaço livre onde possam cavar ou de uma gaiola, que tem de ser limpa ao menos uma vez por dia.
É preciso também cuidar diariamente da higiene do comedouro e do bebedouro. Se ficou com vontade de levar um coelhinho para casa, lembre-se de que é preciso ter responsabilidade e cuidar sempre de seu novo amigo.
Partes do coelho
info-partes-coelho
Os dentes nunca param de crescer, mas se desgastam bastante durante a mastigação.
olfato é apurado e ajuda a encontrar comida e detectar perigos. Esse sensor é tão desenvolvido que o coelho reconhece o dono só pelo cheiro. Principalmente quando ele está trazendo comida!
focinho fica se mexendo para agitar os bigodes, que são sensoriais e captam informações do ambiente, como cheiros, umidade, calor e velocidade do ar.
Os olhos ficam um de cada lado da cabeça e permitem uma visão panorâmica.
As orelhas são grandes e a audição é bem desenvolvida.
Os pelos podem ser curtos ou longos e protegem do frio, além de ajudar na camuflagem.
As patas traseiras são grandes e longas. Servem de apoio durante os saltos.
As patas dianteiras são fortes e boas para cavar buracos no solo e segurar alimentos.
coelho-getty
Você sabia que:
  • No Livro dos Recordes, há um coelho com orelhas de 80 centímetros?
  • Existem mais de 50 espécies de coelhos?
  • Eles foram domesticados há mais de 2 mil anos, se espalharam pelo mundo e se adaptaram a diferentes ambientes?
  • No Brasil, há uma espécie de coelho selvagem conhecida como tapeti?
  • O coelho foi escolhido como símbolo da Páscoa porque tem muitos filhotes e representa a vida e a fertilidade?
  • Coelhos e lebres são animais diferentes? A lebre é maior, mais rápida e não mora em tocas e não é domesticada.
  • Existe uma espécie de coelho com pêlo listrado? Ela foi descoberta no Laos, no sudeste asiático.
  • Na Coréia do Norte, existe uma fazenda com coelhos gigantes? Lá, são criados animais que passam dos 10 quilos!
  • Coelhos não fazem parte da família dos roedores? Eles são parte da família Leporidae, que inclui espécies de coelhos e lebres.
coelho-tapetiO tapeti, a espécie de coelho que vive nas florestas localizadas entre o sudeste do México e o nordeste da Argentina, inclusive o Brasil 

Ficha do coelho
  • Tamanho: ele chega a ter até 60 centímetros de comprimento.
  • Peso: até 8 quilos.
  • Alimentação: grama, capim, galhos, verduras e cenouras.
  • Tempo de vida: 1 ano na natureza e até 10 anos em cativeiro.
  • Onde vive: em todos os continentes, menos na Antártica.
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Lagomorpha
  • Família: Leporidae

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ajude o duende a resgatar a princesa no jogo novo do Mundo Gaturro RECREIO


Você deve seguir as pistas para vencer o jogo novo

mundo-gaturro-princesa
Tem novidade no Mundo Gaturro RECREIO! Quando você acessar o jogo, o Duende Caroço aparece pedindo ajuda. Ele está desesperado! A sua princesa foi capturada por um dragão (seria o Kadah, o dragão de pedra?) e você pode ajudá-lo no resgate!
É preciso seguir as instruções do Duende para conseguir três pergaminhos. Você vai visitar lugares diferentes do mundo e conhecer pessoas que talvez nunca tenha visto. Isso pode te ajudar a conquistar troféus. Os três pergaminhos são estes:
Quando conseguir todos os pergaminhos, você poderá plantar um pé de feijão gigante:
mundo-gaturro-princesa2
Depois de tudo feito, prepare-se para agir: chega a hora de enfrentar o temível dragão!
mundo-gaturro-princesa3Bom, pelo menos ele parece menos assustador do que o Kadah, o dragão de pedra!

Por que criamos os Trópicos de Câncer e de Capricórnio?



Uma pergunta 
engenhosa está por trás do post de hoje: por que foram inventados o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer? O que o homem ganha com algumas linhas imaginárias riscadas ao redor do globo?Alguém aí precisa de direção?
Ok, primeiro precisamos explicar alguns conceitos. Os paralelos e meridianos são linhas de mentira criadas para facilitar a localização de qualquer ponto no planeta Terra. Entre as linhas principais estão os trópicos de Câncer e Capricórnio.
Os pontos de localização desses dois lugares foram escolhidos conforme a posição do Sol em relação à Terra. Quando o verão começa no hemisfério Sul, os raios solares incidem diretamente sobre uma única área do planeta: o Trópico de Capricórnio. Nesse momento, na direção do Sol, está a constelação de Capricórnio – é daí que vem o nome.
Já quando o inverno começa nesse mesmo hemisfério, os raios solares incidem sobre a linha do Trópico de Câncer (nome que também vem de uma constelação).
O Trópico de Câncer e o de Capricórnio definem as zonas climáticas da Terra: Zona Polar Ártica, Zona Temperada Norte, Zona Tropical, Zona Temperada Sul, Zona Polar Antártica. Bem legal, né?